Curtir

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O combustível das churrasqueiras e parrillas

Carvão em brasa
     Quando falamos de churrascos, logo lembramos do carvão vegetal por ser o combustível mais usados nas churrasqueiras, tornando-se a escolha mais imediata. Mas vale lembrar que não é apenas o carvão vegetal que podemos usar como combustível. Nesta postagem vou falar sobre outros combustíveis, maneira mais segura de acender os braseiros, como controlar o fogo e sobre a segurança com o fogo.
Parrilla, ao fundo notamos o queimador de lenhas
       As parrillas podem utilizar tanto o carvão vegetal como as lenhas. As lenhas trazem um sabor ainda mais especial para os grelhados. Para serem utilizadas nas parrillas, não basta apenas acender o fogo igual uma fogueira e colocar as carnes, é necessário primeiro que as lenhas virem brasas, isto demora em média de 45 minutos a 1 hora. Toda parrilla tem um depósito onde se queimam as lenhas, carvões ou briquetes até virarem brasa, para que os gases resultantes não altere o sabor da carne. A medida que as brasas são geradas, vão sendo transferidas para debaixo da grelha, assando as carnes. Vale lembrar que a brasa que assa a carne, não o fogo. 
       Nesta época em que falamos de preservação de nosso planeta, temos um combustível ecologicamente mais sustentavel, o briquete. Feito por massa de carvão ou serragem comprimida, proporciona um braseiro de qualidade e não solta fumaça. Para que pegue fogo mais rápido, são adicionados alguns aditivos químicos, por isso é necessário esperar soltar os gases tóxicos, para poder levar as carnes para a churrasqueira. O braseiro estará no ponto quando estiver cobertos de cinzas.
       Existem vários métodos para acender um braseiro e a grande maioria funciona bem, descreverei alguns tipos: retorcer folhas de jornal sobre garrafa de cerveja dando um nó (este método faz muita fumaça), utilizar um pão velho molhado de alcool absoluto sobre os carvões, colocar uma latinha de cerveja partida ao meio com alcool absoluto no meio dos carvões.
    O alcool absoluto (99,3º INPM), líquido altamente inflamável, deve ser manuseado com bastante cuidado, pois por ser inflamável pode explodir. A quantidade ideal para acender uma churrasqueira é um copo americano (aqui em BH chamamos de copo lagoinha), que deve ser espalhado por todo o carvão, concentrando grande parte no centro, após isso joga-se um palito de fósforo aceso, com muito cuidado,  dentro da churrasqueira. Deve ser aguardado 10 minutos para poder mexer no carvão. Caso o carvão após este tempo não tiver começado a virar brasa, não jogue alcool novamente, pois deverá ter se formado algum ponto de brasa, e o risco de explosão é muito grande. Remexa o carvão e utilize um abanador para fazer a chama. O braseiro ficará no ponto ideal quando toda a superfície estiver esbranquiçada, levará em torno de 30 a 40 minutos.
        O que nunca deverá ser feito para acender um braseiro é utilizar gasolina, querosene ou diluente. Estes produtos soltam gases tóxicos que vão comprometer o produto final, além de poder causar acidentes por serem inflamáveis.
       Como controlar as chamas de um braseiro? Muitos utilizam borrifar água sobre o carvão para controlar as chamas, mas quando fazemos isso a fuligem que é solta do carvão entra em contato com a carne, trazendo um sabor desagradavel, além de poder alterar a drasticamente a temperatura do braseiro resultando em uma carne dura e sem sucos. Temos duas opções para controlar este tipo de problema, a primeira é afastar a carne atingida pelas chamas e esperar abaixar as labaredas. Outra solução é utilizar cinzas de churrascos passados sobre o braseiro, esta etapa deverá ser feita com as carnes distantes do braseiro para que a fuligem não entre em contato com as carnes.
       Bom churrasco a todos!!!!!
                                

8 comentários:

  1. muito boa a materia...só me ficou uma dúvida...o briquete é aquele "carvaozinho que parece ser misturado com barro"(desculpem a simplicidade ao descrever)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!!!! Briquete lembra uma almofadinha, não leva barro em sua composição, apenas carvão compensado. Ele é excelente para uso doméstico e profissional. O problema é que não encontramos com muita facildade em supermercados.
      Sempre que tiver alguma dúvida pode perguntar terei o maior prazer em responder, espero ter ajudado.
      Até mais

      Excluir
  2. é.... verdadeiramente uma arte!!! incrível!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande mestre francês Auguste Escoffier, em seu livro Ma cuisine classificou a prática de churrasquear: " o inicio remoto, a gênese de nossa arte"

      O churrasco é uma arte!!!!

      Excluir
  3. Aqui em Portugal, quando faço churrasco na casa da aldeia para acender o braseiro, utilizo uma pinhas secas e caruma no fundo. Depois coloco pedaços de madeira, Pequenos ramos das arvores partidos e espero até fazer brasa. Por vezes abano com um abanador par atear mais a chama. Só utilizo produtos naturais. Durante o tempo que a carne está no churrasco, com um ramo de salsa embebido em azeite, alho e pimenta vou passando de vez em quando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito o método de acendimento do braseiro!!!!!
      Carnes sem gorduras será necessário passar o azeite. Muito obrigado pela visita, te espero aqui mais vezes!!!!!

      Excluir
  4. Muito bom seu método... Eu gostei do método da latinha mas normalmente utilizo uma garrafa e um montinho de jornais. Vou experimentar este método. Ótimo blog!

    Michelângelo Santos
    http://diariodochurrasco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, estarei sempre postando novidades sobre churrasco. Obrigado.

      Excluir