Curtir

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cortes especiais de carnes

Os cortes especiais preparados nas parrillas do Tradição Portenha Grelhados são:

Picanha 
Bife de picanha grelhado
Unanimidade nacional, a picanha é o corte mais tradicional dos churrascos dos brasileiros. Facilmente reconhecida por seu formato triangular e pela capa de gordura que recobre toda a superfície da carne. Para manter seu ótimo sabor e suculência este corte deve ser apreciado ao ponto ou mal passado. Utilizo o corte borboleta para servir nos pratos e em postas para tira-gosto.
  
Bombom de alcatra
Bombom de alcatra grelhado
O bombom de alcatra junto com o baby-beef formam o miolo da acaltra com sabor e textura incomparáveis. O bombom da alcatra é uma parte muscular pouco usada, sem gorduras que acaba propiciando uma carne com fibras macias. Grelhada ao ponto torna-se suculenta com sabor leve e suave.


Bife de chorizo
Bife de chorizo grelhado
O bife de chorizo, faz parte de uma grande peça, o contra-filé. É um corte transversal da ponta do contra-filé, na outra ponta temos o Bife ancho. Servido em bifes grossos de 2,5 a 3 dedos de altura, pesando em média 400 gramas. A suculência e a maciez , fizeram deste corte uma estrela. Uma dica após retirar o bife da parrilla, deixe descansar por cerca de 2 minutos para que o sumo volte a ficar diluído na carne e não concentrado no meio.

Bife ancho
Bife ancho
Também conhecida como Noix, é semelhante ao bife de chorizo (na verdade, é a outra ponta do contra-filé). Grelhado em bifes grossos cerca de 5 centímetros, pesando em média 400 gramas. É uma peça saborosa, suculenta e macia. Extremamente marmorizada. Como no bife de chorizo, é necessário deixar  descansar por cerca de 2 minutos antes de cortar, para o sumo da carne poder ser espalhar por toda a peça.

T-bone steak
T-bone steak grelhado
Um corte americano, o T-bone é aquele bifão que é muito usado nos desenhos do Tom e Jerry, que tem um osso em forma de T. Bone significa osso em português,  daí o nome T-bone. É um corte retirado da parte central lombar do boi, com 4 vértebras, cortado na transversal, deixando o osso da vértebra aparente e contendo a parte central do filé-mignon e a parte nobre do contra filé (chorizo) com acabamento de gordura. O lado maior é de contra filé, e o lado menor de filé mignon. Grelhada em bifes grossos com cerca de 500 gramas e altura de 5 centímetros. Extremamente saborosa, macia e entremeada de gordura, é uma peça  para ser apreciada mal-passada.

Prime rib
Peça de Prime rib pronta para parrilla
Corte especial americano, abrange o entrecot, o osso e a capa da costela, pesa aproximadamente 650 gramas e deve ser cortado em postas de 2cm de altura. Gera um grelhado vistoso. Muito suculenta e entremeado de gorduras é uma carne muito saborosa . Deve ser  servido mal-passado para ao ponto.


Asado de tira
Asado de tira grelhado
É um corte com osso retirado da costela do novilho precoce, fatiado no sentido horizontal com mais ou menos 1 cm de espessura e 8 cm de largura e uma pequena camada de gordura. Tem carne bastante tenra e saborosa. É um dos cortes mais apreciados na Argentina.



Carré de cordeiro
Carré de cordeiro grelhado
O carré é a parte mais nobre do cordeiro. A peça tem cor vermelha-rosada, é macia, suculenta e muito saborosa. Tem um nível médio de gordura e é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, pois contém todos os aminoácidos essenciais. Versátil como a carne bovina, a do cordeiro leva a vantagem no sabor mais adocicado e aroma marcante. É a preferida dos chefes de cozinha. 

4 comentários:

  1. Oi João Paulo
    Obrigada pela vista no Café Viagem. Adorei a ideia do seu blog. Ontem comi uma parrilla ótima aqui mesmo em POA no BarbaNegra. Conhece?
    Bem, só para avisar que nosso blog mudou de endereço e o que você comentou (blogspot) será apagado em breve. Agora levamos todo o conteúdo para www.cafeviagem.com
    Abraços
    Alexandra
    @CAFEVIAGEM
    http://www.facebook.com/cafeviagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Alexandra!!!!
      Muito obrigado pela visita, com certeza irei fazer outra visita.
      Abraços e beijosss

      Excluir
  2. Obrigada pela visita ao meu blog. Gostei da ideia do seu blog. Adoro preparar carnes. Mais não achei a opção de seguir o blog.
    Eu gostaria muito de seguir suas novidades.

    ResponderExcluir